Gestão da Confiança, da Motivação e do Nervosismo (stress ou pressão).
Depois da estratégia estar bem delineada, de a treinarmos e, da equipa estar o melhor preparada possível... pode no entanto, estar com confiança a mais.
Se a sua equipa ganhou 2 jogos seguidos é normal começar a ter confiança a mais, o que os impede de estar em alta intensidade no próximo jogo. Quem diz 2 jogos, pode dizer 3 ou 4, a equipa a qualquer momento, pode ficar com excesso de confiança. Isso, irá provocar um relaxamento e, provocará um empate ou mesmo uma derrota, levando-o a perder pontos desnecessariamente.
Mas, se não quisermos olhar para a Confiança, olharemos para a Motivação. Todas as equipas, quando jogam com os melhores na tabela, motivam-se. Quando jogam com os piores, desmotivam-se para aquele jogo. Assim, com falta de motivação para jogar com os últimos, é normal a equipa não entrar em alta intensidade e, entrar apática.
Agora imagine que, a equipa tem confiança e tem motivação mas, como está a 6 pontos do adversário direto ou, não tem forma de apanhar o próximo adversário na próxima jornada, não sente pressão para ganhar. Acha que não vai relaxar? Claro que vai.
Mas também, haverá jogos em que a equipa precisará de lidar com a pressão, porque precisa de ganhar um jogo importante. Será que a sua equipa sabe lidar com a pressão? Ou precisa de aprender isso?
Neste módulo de Bónus, mostrarei como podemos regular as 3 Emoções Principais, do Desempenho máximo das Equipas:
Confiança - Motivação - Pressão
Vamos ver como regular a equipa, quando há falta delas ou quando estão em excesso, ajudando-o claramente a ganhar contra qualquer adversário e, ser mais consistente nas vitórias.
nota:
este trabalho é realizado diretamente nos exercícios de treino, feito e controlado por si como treinador, não no gabinete/clinica com alguém externo à equipa técnica (claro que pode ter esse complemento, mas será um complemento decidido por si e, não por extrema necessidade).