VEJA ESTA INFORMAÇÃO
ANTES DE FAZER UM CURSO DE TREINADOR
Como não perder 10 anos da sua Carreira e Viver de Treino no próximo ano?

Imagem
Mister!

Há 16 anos atrás, em 2005, eu gostaria de ter alguém que partilhasse esta informação!

Porque tinha poupado 10 anos da minha vida.

Em vez de me ter tornado treinador profissional em 2016, teria demorado apenas 1 ou 2 anos.
Ou seja, estaria como treinador profissional logo em 2007, depois de ter pensado em começar a atividade de treinador.

E porquê que isso teria acontecido?

Porque eu descobri e hoje eu vou partilhar com o mister, o porquê que deve ver esta informação antes de fazer qualquer curso de treinador para lhe poupar os próximos 10 anos e chegar a uma carreira de treinador profissional.

Não acredita?

Eu vou lhe contar tudo já já a seguir, mas antes deixe-me mostrar-lhe esta imagem sobre a Carreira de 5 Treinadores Profissionais que antes de serem profissionais estavam em momentos diferentes.

1 na Faculdade, 1 Ex-Atleta, 1 no Amador, 1 no Estrangeiro, 1 na Formação.

Cada um deles, estava num momento diferente da carreira, mas depois de acontecer alguma coisa, que não é misteriosa, todos eles, saíram de um contexto de treinador de formação ou amador para se tornarem profissionais.

Cada imagem representa a carreira de um treinador que trabalhou comigo, retirada do site zerozero.pt.

No quadrado vermelho, pode verificar onde estava o treinador.
Depois no quadrado azul está o ano em que fizeram o Curso Profissão Treinador, e depois no quadrado amarelo, está a informação da liga no qual cada um entrou e quantos anos permaneceu como Profissional.
Título do Vídeo
na Faculdade
Título do Vídeo
no Amador
Título do Vídeo
na Formação
Título do Vídeo
no Estrangeiro
Título do Vídeo
Ex-Atleta
João da Silva

TRAINER

Carlos MSilva

Coach de Treinadores Profissionais em Seleções e 1ºs Ligas da Europa.
Mentor de Treinadores aspirantes a Profissionais e da Formação.
Formador no Curso Profissão Treinador.
Autor da Comunidade Profissão Treinador.
Para que possa entender como isto acontece, vou-lhe contar que existem
2 Tipos de Cursos para Treinadores:



1º (tipo) Cursos Técnicos

São cursos para aprender uma técnica na atividade de treinador, isto é, cursos para aprender metodologia de treino, exercícios de treino, condicionantes, sistemas táticos ou como fazer scouting.

Estes são os cursos que estão disponíveis por todo o lado.

Só não faz quem não tem forma de investir, e mesmo quem não tem capacidade de investir, consegue encontrar informações valiosas muito abaixo custo.

Outra forma de aprender é ouvir os treinadores que falam nas lives nas redes sociais, apesar que para sacar uma ou duas dicas é preciso perder 2 horas.
Isto significa que não está a pagar com o cartão de crédito mas está a pagar na mesma, com o seu tempo, que é muito mais valioso.

Para além destes cursos, se quiser ser recrutado por um clube, precisa de um curso que lhe dê uma certificação, uma caderneta profissional, um diploma que tem validade (porque todos os outros diplomas não servem para a profissão de treinador, uma vez que é apenas para reconhecimento próprio de ter terminado e não têm nenhuma validade na carreira para conseguir trabalho).

As entidades que lhe dão esses certificados, são as federações, as associações e as universidades e agora também algumas empresas.

Estes cursos, têm a obrigatoriedade de ter disciplinas.
Isto é, de seguir um conjunto de regras e duração, para que o diploma seja válido. Então, é preciso dar fisiologia do exercício, medicina do exercício, prevenção de lesões, metodologia de treino, entre muitas outras disciplinas.

Com todo este conhecimento, qualquer pessoa se irá tornar um técnico com conhecimento geral ou com conhecimento mais específico se se aprofundar numa determinada área, como o scouting, ou a preparação física, ou a metodologia específica do treino.



Mas o que não lhe contam, é que, não é por ter um curso destes que terá emprego no desporto!

Isso acontecia no tempo dos meus pais, quando haviam poucas pessoas formadas, então uma formação era igual a ter emprego.

Hoje, mais de 150 pessoas fazem o curso de treinador por ano, só nas faculdades, fora os ex-atletas, fora as formações das associações e federações. E será que existem 150 clubes profissionais à espera de treinadores?
Nem por isso... essa é a triste realidade.

Então o mercado de treinadores está esgotado, e a transbordar de pessoas com certificações. Por isso, se faz um curso a pensar que é isso que o ajudará a entrar num mercado de trabalho, não vá por essa via.

Esse era o meu pensamento em 2005, quando fui fazer uma licenciatura em desporto, e nessa altura as coisas já não funcionavam bem assim.

O que quero que fique na sua cabeça é que não é por fazer um curso de treinador que terá acesso a emprego.

Aliás, há treinadores sem um curso de treinador que estão na 1ª Liga de Portugal.

Então porque é que deverá fazer um curso destes?
Porque quer se tornar treinador, com uma certificação, um conhecimento geral, e competente numa área específica para estar regularizado na sua atividade.

São cursos que lhe dão conhecimento e regularização na atividade de treinador.

Até aqui tudo bem!


O que precisa de entender, é que existe um segundo tipo de curso.



2º (tipo) Curso Profissão Treinador

O Curso Profissão Treinador não é um curso que visa dar-lhe conhecimento específico de uma modalidade.

Isso já terá nos cursos técnicos que falamos em cima.
Pelo seu nome é fácil de intuir. Não se chama de Curso de Treinador, mas antes, Curso Profissão Treinador.


O objetivo do curso não é dar-lhe conhecimento, mas antes, dar-lhe acesso a um resultado específico: Assinar um Contrato de Treinador Profissional (seja qual for a posição na equipa técnica, de principal, adjunto, preparador físico ou scout).

O conhecimento que está neste curso, não está em disciplinas.
Porque neste curso, não existem disciplinas, existe sim, um passo a passo, para fazer o percurso de chegar a profissional.


Mas Carlos, como pode haver um passo a passo, se existem vários caminhos?

Existe apenas um caminho, que pode ser percorrido com vários veículos diferentes.

Isto é, o caminho é o mesmo, mas se vai de bicicleta, mota, carro, avião ou a jato é o mister que escolhe.

Um caminho que tem regras diferentes, porque a profissão de treinador não é igual às outras.
Tem características específicas, porque para entrar num clube, não será por currículo, será por uma relação de confiança.

E o seu contrato não serve para ficar num clube para sempre, serve apenas para ter resultados a curto-prazo para se manter ativo no mercado de treinadores, porque se não... já sabe que está a abarrotar... certo?

Então se quer entrar como treinador (em qualquer posição na equipa técnica) num clube profissional, precisará de competência para ter resultados e... (não termina aqui), precisará de saber como construir uma carreira com relações de influência.
E isto pode parecer complexo, mas não é.

Uma Carreira com relações de Influência, é a forma como mostra que tem competência às outras pessoas, e consegue suprimir as necessidades de quem o contrata.


O que quer isto dizer na prática?

Que para entrar numa equipa, o clube precisa de ter uma necessidade.

Imagine os seguintes cenários:

Um clube da 1ª Liga em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, para atingir o objetivo da época, precisa de bons atletas, certo?

Se quer ir para scouting, só precisa de arranjar um sistema otimizado de identificação de bons atletas para serem recrutados. Se, o seu sistema for bom e diferenciador, acha que um clube não o contrata, porque ao aplicar esse sistema irá vender mais atletas, a um valor mais alto, na época seguinte?

Um clube da 2ª Liga em Portugal ou em qualquer outra parte do mundo, está nos últimos lugares da tabela classificativa e o treinador tem 8 derrotas seguidas.
Ao ter estes resultados, o clube sente-se inseguro e não quer de todo descer de divisão. Quem é que eles vão procurar para resolver o problema?
O treinador que ajuda equipas a não descer de divisão e que eles conhecem, certo?

Alguém competente num resultado específico, ou se não conhecerem alguém competente com esse resultado, pelo menos alguém em quem eles "confiem" que fará tudo para atingir esse resultado, certo?
Não vão abrir um anúncio de emprego e verificar quais são os treinadores com o curso técnico especializado em futebol.

A mesma coisa acontece com as restantes posições, de adjunto e preparador físico.
Tem de haver uma necessidade, e tem de haver alguém conhecido, tal como explico nos vários exemplos, dentro do curso e que fez os vários treinadores que viu nas imagens em cima, se diferenciarem para viver de treino.

Então aquilo que precisa de fazer, é um sistema de treino, que supra uma necessidade de um clube, ou de um treinador principal, e estabelecer uma relação para mostrar a sua competência e resultados.


Quando é que não chegará a treinador profissional?

1. Se só tiver um sistema de treino que gera resultados, mas não estabelece relações para o mostrar.

2. Se nem tiver um sistema de treino, e apenas tiver um conhecimento específico numa modalidade (a generalidade dos treinadores que apenas fazem o curso técnico falado no tópico 1), ou

3. Se souber como estabelecer relações, mas não souber como ter resultados, porque será despedido, mesmo que chegue a entrar.


O caminho é sempre o mesmo!

Ter um sistema de treino (como principal, adjunto, preparador físico, ou scout) que gera resultados específicos e saber estabelecer relações com os clubes ou treinadores principais.


O Curso Profissão Treinador gera resultados de assinar um contrato profissional, como vários exemplos de treinadores que já o conseguiram, porque ensina 2 coisas:

1. Como montar um sistema de treino eficaz que gera resultados com os conhecimento técnicos que já adquiriu no curso técnico, na função que quer na equipa técnica e,

2. Como estabelecer relações com clubes e treinadores principais.


Para além disso veja o que tem mais lá por dentro:

Como ser treinador implica ser uma pessoa, é provável, que a sua mente e as suas emoções ao longo do processo, se revelem através de ansiedade, nervosismo.
Então, eu coloco um módulo sobre inteligência emocional para que se possa auto-regular, quando fica nervoso por ir assinar um contrato, ou quando tem uma reunião, ou quando está frustrado e precisa de tomar boas decisões na competição.

Também é provável que terá que lidar com outras pessoas, seja um grupo ou mesmo uma equipa (mesmo um scout lida com os colegas, ou com os atletas), e para os conseguir mover na direção do que precisa de ser feito, tem de saber como liderar outras pessoas.
Então, eu também dou acesso a um módulo de Liderança de Equipas.

E por fim, é provável que a sua metodologia, para dar resultados não pode ser a mesma que todos os outros utilizam, ou seja, não pode estar só direcionada para o físico ou para a tática, precisa de evoluir para o nível estratégico ou para o nível comportamental.
Então, também terá um módulo sobre métodos de treino que visam o treino tático com vertentes estratégicas e comportamentais, aos quais dei o nome de Periodização Situacional e Transformacional.


Agora poderá estar a pensar:

Mas um curso que dê isto tudo, ou que permite um treinador chegar a profissional e o faz permanecer lá, pelo menos 3 anos, deve ser muito caro para mim?

Na verdade, o valor inicial do curso foi de 4.997 euros, porque o objetivo era ajudar treinadores a chegar a profissionais, logo se o treinador iria ganhar 10.000 a 50.000 euros só na primeira época, ao aplicar o curso, este valor era razoável, não contando que, se o treinador iria permanecer durante 3 anos como profissional, que ele iria ter de retorno, 30.000 a 150.000 euros, por ter feito este curso.

Mas, ainda mais profundo, foi o pensamento que, se o curso gera resultados, e se o caminho é sempre o mesmo, o treinador aprendendo uma vez, aplicará para o resto da vida para ter uma carreira profissional.

Logo, o investimento de 4.997 euros seria muito baixo, porque efetivamente, era um conhecimento que estaria sempre atualizado de ano para ano, logo o retorno direto que o treinador iria receber de 20 anos de carreira seria, 200.000 a 1.000.000 (um milhão de euros).

Se me perguntassem se trocava 4.997 euros por, pelo menos 200.000 euros (um retorno de investimento de 97.5%, não vejo esse nem nos bancos nem na bolsa) e melhor ainda, algo que não se paga, que é fazer o que gosto por paixão durante uma vida?

Sim.
Trocava e JÁ!
Onde assino?



Eu trocava, nem que para isso, pedisse ajuda a um amigo ou familiar e lhe pagasse em prestações.

Aliás, fazemos isso para comprar um carro, e não temos retorno direto nenhum com isso, apenas mais custos de manutenção.

Só que algo aconteceu.

Quando comecei a falar com os treinadores que já tinha ajudar a chegar a profissionais, comecei a entender que realmente dava resultados.

Comecei a falar com eles e a entrevistá-los, e eles diziam-me que tinha sido a melhor coisa, que estavam muito satisfeitos por não ter ficado fora do mercado e por não estarem naquele momento a trabalhar numa fábrica  ou em qualquer outro emprego de que não gostavam.

O reconhecimento que obtive e as histórias que ajudei a mudar, não só a deles como na família deles, deu-me mais "TUSA" (motivação) do que o devido dinheiro na conta pelo valor que lhes tinha gerado.

Então, eu comecei a entender que a minha real motivação é a coleção de histórias de sucesso de treinadores que VIVEM DE TREINO, e geram RESULTADOS, e ainda que MUDAM ATLETAS.

E a partir desse momento, eu fiquei VICIADO em ajudar a criar histórias de treinadores com sucesso.

Entendi que o que quero é realmente ajudar mais treinadores a lá chegar.

Só que o preço não permitia à grande maioria, seguir o seu sonho.
Tive de repensar o preço do curso, para ajudar mais treinadores, mas que não fosse tão fácil assim, de forma a que deixassem de valorizar o método Profissão Treinador que está lá dentro inserido.

Por isso, decidi baixar o preço do curso (não o VALOR que o curso tem, porque esse permanece), e torneio-o mais fácil de aceder para o treinador (principal, adjunto, preparador físico ou scout) que aspira VIVER DE TREINO, e assinar um contrato profissional com uma metodologia diferenciadora.


Para além do investimento no curso ter baixado, hoje irá encontrar um desconto na sua inscrição ou terá mensalidades com facilidade de investimento na sua carreira.

Neste link eu deixo um vídeo de apresentação do curso, com tudo o que está incluído e ao realizar a sua inscrição tem a possibilidade de começar de imediato, porque já tem conteúdos (mais de 300 aulas gravadas na plataforma do curso) disponíveis para começar assim que finalizar a sua inscrição.

Resta-me deixar-lhe um Abraço e desejar-lhe Boas Aprendizagens.